segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Semana 13

  O grupo concluiu a montagem completa do motor perpétuo, finalizando a colagem dos palitos, a construção do suporte e do eixo de rotação da roda. Foram colados doze palitos equidistantes ligando a circunferência interna à externa, formando assim um anglo de 30º entre os palitos. É importante ressaltar que os palitos não tem a característica de um raio, já que foram fixados com uma certa inclinação em relação a borda da roda, assumindo assim a característica de uma corda. Além disso, foi feito o suporte para fixar e dar estabilidade a roda, sendo construídos dois trapézios com altura de 18cm, para serem colocados um de cada lado da roda (na frente e atrás). Por último, foi finalizado o eixo de rotação da roda, feito com uma especie de prego modificado especialmente para atender as necessidades do projeto, onde este ficará apoiado entre dois outros parafusos também modificados e presos no suporte, um de cada lado, minimizando assim o atrito no ato da rotação.
  Com a parte construtiva do projeto terminada num primeiro momento, foi possível realizar uma primeira bateria de testes, e verificou-se a não continuidade do movimento. Assim, foram feitas novas medidas e modificações, principalmente em relação a equidistância e inclinação do palitos para ajustar e manter a roda o mais simétrica possível.
  O próximo passo é terminar a montagem do motor novamente para a realização de novos testes, e também dar continuidade ao estudo teórico sobre o tema para assim poder descobrir possíveis incongruências no projeto ou até mesmo a impossibilidade deste, verificando quais as leis físicas fazem parte desse tipo de movimento. 
  O objetivo momentâneo é fazer um estudo por completo do tema (pesquisando os prós e contras em relação à este tipo de motor) para que, após a finalização por definitivo do motor perpétuo, seja possível observar o movimento da máquina e a partir disso fundamentar a teoria e explicar o porquê de tal comportamento. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário